sexta-feira, 6 de março de 2009

PAÍSES ÁRABES


Com uma população total aproximada de 350 a 422 milhões de habitantes, os países árabes são constituídos de um povo heterogêneo que principalmente no Oriente Médio e na África setentrional, originário da península arábica constituídas por regiões desérticas. As dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de água e de melhores condições de vida. A essas tribos do deserto dá-se o nome de Beduínos, que são inferiores a 10 por cento da população árabe.
A Liga Árabe, nome corrente para a Liga de Estados Árabes é uma organização dos estados árabes fundada em 1945 no Cairo por sete países, com o objetivo de reforçar e coordenar os laços economicos, sociais, politicos e culturais entre os seus membros. Atualmente a Liga Árabe compreende vinte e dois estados com uma população superior a 200 milhões de habitantes.
Existem três fatores que ajudam a determinar se um individuo é árabe ou não:
# Políticos: se ele vive em um país membro da Liga Árabe ( ou, de maneira geral no mundo árabe); essa definição cobre mas de trezentos milhões de pessoas.
# Linguísticos: se sua lingua materna é o árabe; essa definição cobre mas de duzentos milhões de pessoas.
# Genealógicos: pode se traçar sua ascendência até os habitantes originais da península árabica.
A maioria das sociedades árabes se encontra fortemente urbanizado, particularmente os estados ricos em petróleo da península Arábica.
Apresenta um ritmo acelerado de crescimento populacional perto de 3 por cento ao ano, em comparação com as taxas de crescimento da Europa Ocidental, no âmbito de 1 por cento.

0 Comments: