sábado, 21 de março de 2009

JORDÂNIA


Capital: Amã

Localização: Oeste da Ásia Área: 97 740 km2

Linguas Oficiais: Árabe (oficial).

População: 6,7 milhões (2000) / Composição da população: árabes palestinos 60%, árabes jordanianos 37,7%, circassianos 1%, armênios 1%, chechênios 0,3%

Sistema político: Monarquia parlamentarista

Moeda: Dinar jordaniano

Religião: Islamismo 92% (sunitas), Cristianismo 8%

Geral:

- A Jordânia é um país pequeno, desértico ou semi-desértico, suas maiores cidades são Ãma e Irbid. Com poucos recursos naturais, sua economia depende da exploração de fosfatos, carbonato de potássio e do turismo.

- Com a falta de reservas de carvão, energia hidrelétrica e depósitos de petróleo, a Jordânia vê no gás natural a possibilidade de suprir parte de suas necessidades de energia e também importa petróleo do Iraque.

- A maior parte da população é de origem árabe e a elevada taxa de natalidade (3,6 filhos por mulher) e a imigração em alta (formada por refugiados palestinos que procedem da Cisjordânia) elevam o crescimento demográfico do país. As condições climáticas determinam a distribuição da população, que se concentram no Lago Tiberiádes, Mar Morto e ao longo do Rio Jordão.

– Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o território que agora compreende Israel, a Jordânia, a Cisjordânia, a faixa de Gaza e Jerusalém, foi concedido ao reino Unido. Em 1922, a Grã-Bretanha divide o controle, e estabelece o Emirado da Transjordânia, governado pelo príncipe hashemita Abdullah que continuou a reger o restante da Palestina sob um alto poder britânico. O domínio sob a Transjordânia acaba oficialmente em 22 de maio de 1946, o país torna-se independente como Reino Hashemita da Transjordânia.

http://www.tendarabe.hpg.ig.com.br/paises_arabes/jordania.htm

0 Comments: