domingo, 22 de março de 2009

Omã

Capital: Mascate

Localização: um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. O país é constituído por três territórios descontínuos, localizando-se os menores, constituídos pelo Enclave de Madlh nos Emirados Árabes Unidos e a Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. Limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos

Língua oficial: Árabe

População: 2.533.389 (Julho 2000 est.)

Política: o Chefe de Estado e também Chefe de Governo é o sultão que funciona como monarca absoluto

Moeda: Rial Omani

Religião: islamismo 75% (abaditas 56%, outros islamitas 19%), hinduísmo 25% (1994).


GERAL:
Antiga Satrapia do Império Persa, e posteriormente, do Sassânida, o Omã só ficou livre desse poder em 632. Em 751, os Ibadis criaram o Emirado do Omã, sendo governado por imames. durante séculos o Omã não passava de um mero país incrustrado no deserto, até que os Portugueses o invadiram em 1508. Em 1659, os Otomanos tomam o Omã e expulsam os portugueses.
Até meados do século XIX, Omã era um entreposto de escravos e armas. Com o fim da escravidão, a região perdeu muito de sua prosperidade, e a economia ficou reduzida à agricultura, ao comércio de Camelos e caprinos, à pesca e o artesanato tradicional. Hoje, graças ao petróleo, a economia tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos 30 anos.
O governo prossegue com a privatização de serviços públicos e com o desenvolvimento de leis comerciais que facilitem o investimento externo e organizem o orçamento do país. O Omã continua a liberalização de seu mercado para se adequar às regras da Organização Mundial do Comércio. Para reduzir o desemprego, o governo vem encorajando a substituição de mão-de-obra estrangeira por trabalhadores do próprio país. Cursos de tecnologia de informação, técnicas de administração e línuga inglesa para cidadãos do país apóiam este objetivo.
Apesar de Omã ser um país bastante moderno, a influência ocidental é reduzida: o islamismo tradicional, ibadita, possui mais restrições que o islamismo sunita e o xiita.
A música tradicional acompanha vários aspectos da vida, incluindo nascimentos, cerimônias fúnebres, casamentos e circuncisões.

0 Comments: