sábado, 21 de março de 2009

LÍBANO


Capital: Beirute

Localização: Oeste da Ásia Área:10.452

Linguas Oficiais: O Árabe é a língua oficial, mas o Francês e Inglês também são largamente

difundidos. O Armênio também é falado por uma minoria.

População: 3,6 milhões de habitantes / Composição da população:árabes libaneses 80%, árabes sírios 17,5%, árabes palestinos 1,5%, curdos e armênios 1% (1996). Idioma: árabe (oficial), francês, curdo, armênio.

Religião: islamismo 55,5% (xiitas 34%, sunitas 21,5%), cristianismo 37,3% (católicos 25,1%, ortodoxos 11,7%, protestantes 0,5%), drusos 7,2% (1995).

Sistema político: O Líbano é uma república parlamentarista.

Moeda: Libra Libanesa

Geral:

- O país adota uma economia de livre mercado que garante a iniciativa pessoal e a propriedade privada. O sigilo bancário também adotado pelo Líbano se tornou um dos alicerces de sua ascensão econômica. Mesmo com a guerra do Líbano, os libaneses continuaram com estas características econômicas.

- Apesar de ser um país pequeno com poucos recursos naturais, possui sítios históricos e arqueológicos extremamente antigos. Além disso conta com uma natureza seleta, e um povo pioneiro nos setores de turismo, financeiro, das artes e no comércio em geral. A flexibilidade libanesa é outro traço forte que estende a reintegração destes em meio a adversidades.

- O idioma oficial como já colocado, é o árabe, mas o francês e o inglês são línguas obrigatórias no ensino escolar, prática que facilita as relações de comércio e intercâmbio cultural.

- Beirute, Byblos, Sidon, Trípoli e Tyro, são cidades que estão à sombra do Monte Líbano, considerado a coluna vertebral do país que, na Antiguidade, segundo manuscritos antigos e mesmo na Bíblia, era coberto de florestas de pinheiros, carvalho e cedro. Ainda no sentido bíblico, o cedro significa uma manifestação viva de grandeza, beleza, força, imortalidade e santidade. E por isso é o símbolo do Líbano, destaque na bandeira libanesa. A resina dos cedros era usada para mumificar os faraós egípcios mortos.


0 Comments: