domingo, 22 de março de 2009

Líbia

Capital: Trípoli.
Localização: Norte da África, limitado ao norte do Mar Mediterrâneo, a leste pelo Egito e pelo Sudão, ao sul pelo Chade e pelo Níger e a oeste pela Argélia e pela Tunísia.
Língua oficial: Árabe.
População: Total: 5,6 milhões (2000), sendo árabes líbios 97%, berberes, africanos e turcos 3% (1996).
Política: Ditadura militar desde 1969. Três províncias, 10 governadorias e 1.500 comunas. Partido Político: União Socialista Árabe (único legal).
Moeda: dinar líbio.
Religião: islamismo 97% (sunitas), outras 3% (1992).

Geral

A Líbia foi povoada por árabes e nômades berberes, e somente na costa e no oásis estabeleceram-se colônias. Fenícios e Gregos chegaram ao país no século VII a. C. e estabeleceram colônias e cidades.
A Líbia permaneceu como província romana até ser conquistada pelos vândalos em 455 d.C. Após ser reconquistada pelo Império Bizantino, continuador do romano, a região passou a ser dominada pelos árabes em 643. Os árabes estenderam a área cultivada em direção ao interior do deserto. Durante a Primeira Guerra Mundial, os líbios recuperaram o controle de quase todo o território, à exceção de alguns portos. Terminada a guerra, os italianos empreenderam a reconquista do país. Em 1939, a Líbia foi incorporada ao reino da Itália. A colonização não alterou a estrutura econômica do país, mas contribuiu para melhorar a infra-estrutura, como a rede de estradas e o fornecimento de água às cidades.Durante a Segunda Guerra Mundial, o território líbio foi cenário de combates decisivos. Entre 1940 e 1943 houve a campanha da Líbia entre o Afridadorps do general alemão Rommel e as tropas inglesas. Findas as hostilidades, o Reino Unido encarregou-se do governo da Cirenaica e da Tripolitânia, e a França passou a administrar Fezã. Essa nações mantiveram a Líbia sobre forte governo militar até que a Assembléia Geral das Naçoes Unidas aprovou a independência do país em 1 de janeiro de 1952, data a partir da qual foi adotado o nome Reino Unido da Líbia.

0 Comments: