segunda-feira, 11 de maio de 2009

Papa visita território Palestino



A primeira visita do papa Bento XVI aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11. Definida como "peregrinação pela paz", Bento visitará Israel e os territórios palestinos durante 5 dias.



"CAMINHO PARA A PAZ"

O presidente de Israel, Shimon Peres, recebeu o papa no aeroporto internacional de Tel Aviv e disse esperar que a visita ajude a "pavimentar o caminho para a paz".
Bento XVI, em seu discurso na chegada, mencionou a questão da criação do Estado palestino.
"Peço a todos os responsáveis que explorem todas as avenidas de possibilidades em busca de uma solução justa para as dificuldades pendentes", afirmou. "Para que ambos os povos possam viver em paz em uma terra própria dentro de fronteiras seguras e reconhecidas internacionalmente." Afirmou também que Israel e o Vaticano têm muitos valores em comum, incluindo o desejo de colocar a religião em seu devido lugar na sociedade.

O papa prometeu rezar pelos seis milhões de judeus vítimas do Holocausto e combater o anti-semitismo em todo o mundo. "Eu terei a oportunidade de honrar a memória dos seis milhões de judeus vítimas do Holocausto", afirmou. "Infelizmente, o anti-semitismo continua a elevar sua feia cabeça em muitas partes do mundo. Isso é totalmente inaceitável", disse.

.

A AGENDA DO PAPA

Segunda-feira, 11/5: Em seu primeiro dia de peregrinação à Terra Santa, Bento 16 visita a cidade de Jerusalém, onde se reunirá com o presidente de Israel, Shimon Peres, visitará o Museu do Holocausto Yad Vashem e participará de um encontro inter-religioso.

Terça-feira, 12/5: O papa visitará o Muro das Lamentações, considerado o lugar mais sagrado da religião judaica, e depois se reunirá com os Rabinos Chefes de Israel.

Quarta-feira, 13/5: A visita será em Belém, na Cisjordânia, onde fará uma missa na Praça da Manjedoura e se encontrará com o presidente palestino Mahmoud Abbas.

Quinta-feira, 14/5: O dia será dedicado a uma visita à Basilica da Anunciação, em Nazaré e uma missa no Monte do Precipício.

Sexta-feira, 15/5: A Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, será o último lugar que o papa visitará, na sexta-feira, antes de retornar a Roma.


fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090511_papaisrael_gf_fp.shtml

0 Comments: